Governador assegura atendimento imediato aos atingidos
O governador Luiz Henrique se reuniu, na manhã desta segunda-feira (28), com a coordenação da Defesa Civil Estadual, o comando da Polícia Militar e dos Bombeiros Militares para tomar conhecimento da extensão dos danos provocados pelas chuvas e tempestades que assolam o Estado desde o final de semana. Luiz Henrique destacou que os secretários de Desenvolvimento Regional nas áreas mais atingidas pelas enxurradas estão mobilizados, juntamente com as Prefeituras, para atendimento imediato às vítimas. A ocorrência de chuva e granizo causou prejuízos em 29 municípios, deixando 2.746 desabrigados e 1.132 desalojados, segundo o relatório divulgado às 13 horas desta segunda-feira pela Defesa Civil Estadual.
O governador não descartou a possibilidade de tomar novas medidas para decretar situação de emergência no Estado, como forma de facilitar o recebimento de recursos federais para socorro imediato aos atingidos. "Temos que rezar para que situação não se agrave ainda mais", disse o governador ao comentar os efeitos provocados pelas chuvas, que não param de cair há 38 horas em Santa Catarina. Luiz Henrique observou ainda que os prefeitos estão conscientes da necessidade de aparelhamento das defesas civis municipais, que devem atuar de forma coordenada com a Defesa Civil Estadual no atendimento à população. Ele ponderou que esta consciência das autoridades municipais é mais forte nas cidades sujeitas a enchentes e vendavais.
Segundo ele, os prefeitos estão fazendo avaliação dos danos e devem informar a situação para que as autoridades estaduais possam ir a Brasília em busca de recursos federais para atendimento e socorro aos atingidos. "Tivemos duas calamidades, nós não queríamos, e nossa ação tem que ser imediata, e com a chegada das informações tomaremos as providências", destacou Luiz Henrique, que enfatizou o papel desempenhado pela Defesa Civil na minimização do sofrimento das pessoas atingidas pelos efeitos dos temporais. "O que é relevante é o equipamento e a qualidade técnica do pessoal deste órgão, que recebeu um forte incentivo neste sentido do nosso Governo", salientou o governador.
O fenômeno El Niño, segundo Luiz Henrique, com o aquecimento das águas do Pacífico, tem provocado o agravamento dos efeitos devastadores de chuvas e temporais em todo o Estado. "O incrível é que pessoas que vivem em áreas de risco teimam em não sair do lugar", observou o governador. De acordo com Luiz Henrique, possivelmente um tornado atingiu o município de Araranguá, no Sul do Estado, provocando destelhamentos e prejuízos em escolas, além de causar prejuízos e estragos para a população da região.
Participaram da reunião na sede da Defesa Civil, o secretário do órgão, major Márcio Luiz Alves; o comandante-geral da PM, coronel Eliésio Rodrigues; e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Álvaro Maus.

